Dica de filme – Para onde foram as andorinhas?

para-onde

Sinopse: O filme aborda como os índios do Parque Nacional do Xingu estão lidando com as mudanças climáticas em seu território, o que tem gerado o desaparecimento de espécies da fauna e da flora. As evidências de que o clima está mudando são sentidas em todas as atividades cotidianas – alimentação, sistemas de orientação no tempo e rituais. Questionam como será o mundo que deixarão para seus filhos.

Por que assistir? Ao abordar de forma sensível os problemas enfrentados pelos índios e trazer dados sobre a situação do desmatamento no entorno do Xingu, o filme proporciona uma reflexão mais ampla sobre o futuro do país e as mudanças climáticas no mundo.

Destaques: O filme foi exibido e aplaudido durante a Conferência do Clima da ONU (COP) 21, em Paris, em dezembro de 2015 e recebeu os prêmios de Melhor Curta Metragem no Festival Ambiental das Ilhas Canárias (2016), Refúgios e Mudanças no Festival ENTRETODOS de Direitos Humanos (2016) e de Melhor Curta Metragem FestCine Amazônia (2016).

Onde assistir:

EVENTO: O filme será exibido também no Observatório do Amanhã, no Rio de Janeiro, às 15h do dia 14 de fevereiro. Após a exibição do filme, o físico Paulo Artaxo, um dos maiores especialistas em mudanças climáticas do mundo, fará um bate-papo com o público. Mais sobre o evento aqui: https://museudoamanha.org.br/pt-br/para-onde-foram-as-andorinhas

INTERNET: https://vimeo.com/179228552

Ficha técnica:

  • Direção: Mari Corrêa
  • Roteiro: Paulo Junqueira
  • Produção: Instituto Catitu e Instituto Socioambiental
  • País: Brasil
  • Ano: 2016
  • Duração: 22min.

Mais informações sobre o filme:

https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/premiado-curta-lancado-para-internet-alerta-para-mudancas-climaticas-no-xingu

* No PEDRA acreditamos que filmes são uma boa forma de estimular o debate e ajudar a criar interesse por certos temas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s