Depois da festa, quando você toma banho, as partículas de glitter coladas em seu corpo escorrem pelo ralo e se juntam às 8 milhões de toneladas de plástico que são lançadas nos oceanos todos os dias.
É típico do carnaval de rua: corpos pouco vestidos mas com muita purpurina e glitter, em uma festa bonita e colorida. Mas o que acontece depois? Se você pensou ressaca, você acertou também. Mas a ressaca passa e a vida segue, enquanto o glitter e a purpurina vão aniquilando a vida por onde passam.
Microplásticos é como são chamados as minúsculas partículas feitas desse material que, basicamente, não se decompõe. No caso dos microplásticos usados na pele durante o carnaval, é comum que sejam feitos de copolímeros de plástico e folículos de alumínio. Depois da festa, quando você toma banho, as partículas coladas em seu corpo escorrem pelo ralo e se juntam às 8 milhões de toneladas de plástico que são lançadas nos oceanos todos os anos.
LEIA MAIS: Como o consumo de carne está associado ao machismo e devastando o mundo
Os microplásticos são do pior tipo possível. Por conta de seu tamanho, é praticamente impossível recolhê-los e, por essa razão, eles somam 85% de todo o plástico encontrado na natureza. Nas águas, os plásticos costumam matar peixes, tartarugas e outros seres, que os ingerem confundindo com comida. O glitter e a purpurina são ainda mais maléficos: podem ser engolidos desde pelos seres mais diminutos até os do topo da cadeia alimentar.
Além da morte dos animais, há ainda a questão econômica. Com a diminuição da vida aquática, toda a pesca fica prejudicada e, também, todos os povos e comunidades que dependem dela para sobreviver.
Você pode até pensar que as grandes indústrias poluem demais o ambiente e que um pouquinho de glitter não vai fazer esse mal todo. Mas, convenhamos, o glitter e a purpurina são tão necessários assim? Fazer menos que o mínimo para tornar o mundo melhor é realmente fazer muito pouco.
O espírito anárquico do carnaval não combina com prepotência. Neste carnaval, divirta-se sem destruir. Cuide dos oceanos e descuide do resto. Boa festa!
LEIA MAIS: Por que estamos deixando os cachorros doentes?
Adendo Glitter: Muitas pessoas perguntaram se retirar as purpurinas com algodão e demaquilante resolveria a questão. Bem, plástico continua sendo plástico e pode levar mais de um milhão de anos para se decompor. Na terra ou na água, ele terá impacto. A política do consumo humano racional e autoconsciente costuma seguir os 4Rs: recuse, reduza, reutilize, recicle.
Adendo 2: A postagem deu enorme polêmica no Facebook. Houve até quem dissesse que o texto culpabilizou os indivíduos em detrimento dos grandes poluidores. Mas lá na parte “Sobre” está explícito, também, um dos eixos centrais da página: “Reversão dos problemas ambientais através de ações tanto políticas quanto pessoais e o reconhecimento da responsabilidade de todos na solução”. Ou seja, o PEDRA não apoia a espera por uma solução que vá cair do céu. E por isso apoia tanto soluções macropolíticas quanto soluções a partir da ação individual e, principalmente, a partir de organização política de base.
Comentário sobre a repercussão aqui.
Curta a página do PEDRA no facebook e leia outros textos
Leia mais:
- http://www.1millionwomen.com.au/blog/glitter-why-its-not-so-glitzy-environment/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Plastic_pollution
- https://deeperluxuryblog.com/2015/05/16/are-you-flooding-the-oceans-with-plastic-pollution/
(Fonte da imagem: http://www.fauna-flora.org/wp-content/uploads/Microplastics-Credit-Joe-Dowling-Sustainable-Coastlines-Marine-Photobank.jpg)
Você pode indicar algum site que fale sobre esse glitter ecológico? Procurei no Google mas não estou achando
Obrigada!
LikeLike
Olá! O post deu uma polêmica danada no FB e as pessoas começaram a postar links em alguns compartilhamentos. Vale dar uma olhada lá. Encontramos essa receita de glitter caseiro (http://www.wikihow.com/Make-Glitter). Sempre tem o bom e velho urucum!
LikeLike
Gostaria de pedir dicas de como fazer ou onde encontrar o glitter ecologico. Obrigada!
LikeLike
Olá! Encontramos esta receita: http://www.wikihow.com/Make-Glitter. No facebook estãopostando outras opções e até marcas de ecoglitter. Abraços!
LikeLiked by 1 person
Pessoal, só uma pequena correção, são 8 milhões de toneladas de plástico lançadas ao ano nos oceanos, não ao dia. Os seres humanos produzem quase 300 milhões de toneladas de plástico por ano. Acessem nosso site para maiores informações: http://www.institutoecofaxina.org.br
Saudações ecológicas!
LikeLike
Olá William! Vc tem toda razão. Foi escrito errado. Obrigado! Curtimos a página de vcs no FB para mantermos contato. Abraço!
LikeLike
Procurei pelas dicas de glitter ecologico e não achei nada… Teriam algum link pra indicar?
LikeLike
Poxa, muito legal a postagem de vocês. Infelizmente são coisas pequenas assim que podem ajudar e muito a salvar os ecossistemas. Grande maioria das pessoas não têm conhecimento disso, e nem podemos julgar, nosso trabalho é informar. Ótima postagem, posso compartilhar o link na minha página? Abraço!
LikeLike
Claro! as informações estão aí para compartilhar. Se quiser, siga nossa página no FB. Abraço
LikeLike
Olás! Alguma maquiagem com efeito brilhante que não tenha microplásticos?
LikeLike
Olá! Certamente. Os microplásticos são pequenos, mas você pode sentir com as mãos. Estão presentes em esfoliantes, por exemplo. A questão de ajudar com um consumo consciente é avaliar a necessidade de cada coisa e seguir o preceito dos 4Rs, nesta ordem: recusar (quando não for necessário), reduzir, reutilizar e reciclar.
LikeLike
Meio loucura usar sal como maquiagem/brilho, acho que deve dar queimadura não? E açúcar claramente derrete. Eu não tinha ideia de que glitter fazia isso com o meio ambiente e decidi que não vou usar mais. Vocês poderiam fazer um post sobre maquiagem em geral?
LikeLike
Olá! A página é mais voltada para ecologia política mesmo, como se pode ver nos demais textos. Temos alguns textos sobre atitude individual e cotidiano/comportamento. Se quiser, acompanhe no FB!
LikeLike
Micro plástico e pó metálico são a mesma coisa??
LikeLike
Olá! Plástico e metal são materiais diferentes com certeza
LikeLike
Pingback: O glitter e a imbecilidade geral da nação | PEDRA
Olá!
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Pelo que eu entendi o problema do glitter e da purpurina está em seu descarte. O uso também é grave para pessoas que fazem artesanatos, roupas e bijuterias que contenham essas partículas, mesmo dando muita atenção para desperdiçar o mínimo possível ou é só para o corpo que na maioria das vez é descartado no banho?
LikeLike
Pingback: CARNAVAL, PODE PURPURINA E GLITTER? | Canal do Slow 38 | Video Bloggers
Pingback: Boneca de Platina | Bruna Aureliano » Arquivos Carnaval | Inspirações de beleza para o carnaval - Boneca de Platina | Bruna Aureliano
Pingback: Folia Sustentável | Purpurina Ecológica - Menos 1 Lixo
Pingback: Glitter X Carnaval (e nosso teste de alternativas) | Beleza à Porta
Pingback: O Brilho do Carnaval – Na quaresma, uma triste herança deixada para o Meio Ambiente – Vida e Sustentabilidade
Pingback: Brilhar é essencial! Sem crise no mercado do glitter | PorAqui
Pingback: INSPIRAÇÃO: CARNAVAL 2018 #DIA02
Pingback: Blog Imaginarium | …
A Skol lançou o projeto de um banho de glitter no carnaval de SP! Lançamos a campanha com a hashtag #skolsemglitter para pressionar! Vamos compartilhar pessoal! Entrem no nosso insta e vamos fazer barulho! @descontrartigo
LikeLike