O advogado abolicionista virou filme

unlocking_the_cage-film
Virou filme a luta do advogado progressista Steven Wise nos tribunais dos EUA. Ele advoga pelos direitos da pessoa não-humana, solicitando habeas corpus para animais enjaulados, que não cometeram crime algum e passam a vida atrás das grades.
Com isso ele abre um discussão jurídico-filosófica, pois o Direito entende os bichos como meras propriedades dos humanos. E é precisamente e sta distorção hierarquizante que está na raiz dos problemas socioambientais.
O humano sobre os bichos e sobre a natureza, o homem sobre a mulher, o branco sobre o índio… São distorções que dão razão à lógica absolutamente irracional do crescimento econômico ilimitado, da distribuição injusta de recursos, da desigualdade de gênero e dos uso dos animais não-humanos como propriedade.
Através do documentário, entra-se na discussão proposta por Wise: quem deve ser considerado uma pessoa legal? Seria baseado apenas na categoria biológica arbitrária de nossa espécie? Ou será que deveríamos ampliá-la para caber os bichos com sistema nervoso complexo, capazes de sentir e sofrer de forma muito semelhante à nós?
O trabalho de Wise e de vários ativistas ao redor do mundo tem criado uma rede de cooperação para libertação animal, a partir da matriz norte-americana do Nonhuman Rights Project, que orienta ações em outros países.
Para assistir ao trailer do filme Unlocking the Cage, clique abaixo:

Leia mais: Racismo, sexismo… Especismo?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s